Pequenos e médios negócios estão enfrentando dificuldades neste período de combate ao novo corona vírus, o Covid-19. Neste post iremos destacar algumas opções e estratégias para manter as vendas e se destacar no meio desta pandemia mundial. É importante que diante de qualquer estratégia, mantenha uma boa comunicação com seus clientes, forneça todas as informações possíveis e comunique qualquer mudança na estratégia.
Vender cartões de presente com créditos para gastar em uma data futura
Esta estratégia não é nova, cada vez mais é possível ver cartões presentes de um determinado valor em vários estabelecimentos, mas pode ser uma opção criativa neste momento. Ofereça aos seus clientes a possibilidade de adquirir um crédito em forma de cartão presente, com um prazo para utilizar, sugestão é que seja até 31 de dezembro de 2020.
Uma iniciativa parecida tem ganhado aderência no mercado de bares e restaurantes, impulsionada pela Cervejaria Heineken. Chamado “Brinde do Bem”, o movimento pretende que os consumidores comprem vouchers para utilizarem nos bares depois que as operações forem normalizadas.
Entrega de pedidos por encomenda
Caso seu produto esteja preparado para envio, forneça uma alternativa de vitrine por meios digitais, um e-commerce ou até mesmo posts em redes sociais e receba pedidos via internet. Caso não tenha tido experiência com vendas online, forneça um canal para tirar dúvidas. Para auxiliar nesta comunicação sugerimos que crie um Chatbot e instale no seu site. Você pode escolher entre os vários templates disponíveis.
Para entregas, você pode utilizar plataformas como Rappi, Uber Eats, iFood, Loggi ou várias outras formas de logística. Também é importante ter um ponto fixo para que o consumidor possa buscar o produto, caso desejar. Lembre-se de manter todas as indicações de proteção e de higienização necessária do alimento, da embalagem e de quem manuseia a mercadoria.
Desconto no estoque que está parado a mais tempo
Caso tenha produtos que já estavam parados a um tempo, agora é hora de oferecer descontos e promoções para atrair o público consumidor do seu produto. Esta tática é bastante utilizada em datas mais significativas como BlackFriday, mas neste momento os produtos que estavam parados ou de baixo giro podem dar uma guinada nas vendas.
Use as mídias sociais
Caso seu negócio ainda não tenha redes sociais, agora é fundamental que esteja com presença online afiada. Vários negócios que estão com as portas fechadas estão se reinventando no meio online com lives sobre assuntos relacionados ao negócio, dando dicas e mantendo uma comunicação ativa com seus clientes e também com o público interessado no seu negócio. É importante que quem ainda não tenha intimidade e experiência com esta estratégia, faça cursos para que possam entender os benefícios das mídias sociais.
Criar um Chatbot e utilizar no site pode potencializar a interação com quem está querendo consumir seus produtos.
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