Marketing Conversacional para Empresas

A personalização do marketing não é apenas uma opção, mas sim um padrão a ser seguido. Poucos previram o que estava por vir em 2020, porém ninguém estava preparado para uma crise de saúde que estamos passando com a covid-19. Mas como acontece historicamente, grandes possibilidades também surgem diante de uma grande crise. 

Os clientes em potencial, que agora estão cada vez mais on-line, visitam o seu site esperam encontrar facilmente o que procuram, receber cuidados e orientação através de uma experiência conversacional. Já se foi o tempo em que visitantes do seu site acessavam várias páginas para encontrar um endereço de e-mail, ou até mesmo encontrar um formulário para enviar uma mensagem e receber um retorno “Obrigado, entraremos em contato com você”.

Atualmente os clientes estão equipados com informações mais precisas do que realmente querem. Com tantas opções de concorrentes disponíveis, tornou-se um desafio reter e atrair clientes usando os métodos tradicionais.

O Marketing Conversacional

O Marketing de Conversação ou Conversacional é uma abordagem altamente personalizada para envolver os visitantes do seu site, geralmente em tempo real. Ajuda a conduzi-los para o funil de vendas, iniciando, como o nome sugere, uma conversa com seu público.

O marketing por meio de conversação está sendo servido como o método mais rápido para percorrer o funil de vendas, usando a habilidade de comunicação em tempo real. Ele constrói um relacionamento duradouro e cria uma experiência genuína de valor agregado para o comprador e o cliente. As pessoas não têm mais paciência para o funil de marketing tradicional que as conduz por várias etapas que às vezes são redundantes.

O marketing de conversação é composto de três etapas – engajamento, compreensão e recomendação. A taxa de conversão de ledas também fica mais alta. Com o marketing de conversação, o site se transforma em uma experiência de compra mais centrada no ser humano, deixando de ser uma página estática contendo apenas conteúdo.

Os profissionais de marketing têm a chance de aprender muito sobre clientes e compradores tendo um chatbot em sua estratégia. Eles podem compreender quais recursos são úteis para eles e onde está o problema. A taxa de conversão de leads torna-se mais alta porque você obtém insights sob medida sobre o que o cliente deseja. Ele corta o longo e doloroso processo do ciclo de vendas tradicional e traz melhores retornos sobre os investimentos.

Como implementar o marketing conversacional em sua estratégia

Depois de conhecer as principais vantagens do Marketing Conversacional, é importante saber como estar em contato com o cliente em todos os pontos do funil de marketing, desde a prospecção até a transação e o envolvimento pós-venda. É um espaço dedicado onde os clientes podem não só ter informações sobre seu negócio, mas também resolver todas as suas dúvidas,da mesma forma que poderiam com um assistente de vendas na loja.

Um chatbot não apenas pode resolver de forma rápida e eficaz a grande maioria das dúvidas dos clientes, como também pode ser personalizado para assumir a atitude e o tom de voz da sua marca. Consequentemente, o bot de uma marca de skate terá um som muito diferente do de um banco. Ou deveria, de qualquer maneira.

Principais abordagens do Marketing Conversacional

Rapidez: sem dúvida a principal vantagem é a rapidez do serviço, poupa tempo do cliente que quer interagir e do atendente que recebe as informações mais precisas para continuar o atendimento.

Personalização: o marketing de conversação permite que a pessoa faça perguntas específicas sobre serviços ou produtos específicos e obtenha respostas personalizadas.

Confiança: gerar conversas aumenta a confiança do usuário, principalmente quando está procurando respostas.

Proximidade: melhore a experiência do usuário por meio de uma interação mais fluida, direta e natural, utilizando chatbot.

Coleta de dados: as marcas receberão um grande fluxo de informações sobre os usuários que interagiram com os chatbots. Ao cruzar isso com outros sistemas (automação, CRM, etc.), o chatbot vai fornecer às empresas grande parte do comportamento das informações do cliente.

Melhores resultados: acompanhando o cliente em todo o processo de compra ou em qualquer uma de suas necessidades, aumentaremos a probabilidade de ele realizar uma compra.

Imagem de marca: cresce a possibilidade de mostrar o caráter da marca por meio de respostas engenhosas ou engraçadas que acompanham o posicionamento da empresa na mente do cliente.

Add-on: incorporar o marketing conversacional como parte de nossos esforços e mesmo que a empresa já tenha outros métodos de comunicação com os clientes (formulários de atendimento ao cliente ou e-mail), tudo contribui para melhorar a experiência do usuário.

Viu como é descomplicado aplicar o marketing conversacional na sua estratégia?

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