
Com o WhatsApp API Oficial você pode realizar campanhas, disparo em massa, para sua base de contatos que foram convertidas nos seus canais de atendimento. Para isso, é preciso criar uma mensagem template que deve ser aprovada previamente pelo WhatsApp. Desta forma, você mantém contato com seus clientes, informando de ações importantes que sua empresa esteja realizando (promoções, eventos, atualizações etc).
A Meta implementou mudanças no modelo e nos processos de aplicação, introduzindo medidas de integridade adicionais para garantir que todos os usuários tenham uma experiência agradável ao se conectar com as empresas.
Estas mudanças interferem nos processos de integração, criação de modelos e aplicação, seguindo o cronograma e os limites de contas por nível de verificação, aqui está um resumo:
Gerenciador de negócios não verificado | Gerenciador de negócios com WABA sem OBA | Gerenciador de negócios com WABA com OBA | |
Hora de ativar o número de telefone (receber conversas iniciadas pelo usuário) | Imediatamente após ativação | Imediatamente após ativação | Imediatamente após ativação |
Tempo para poder enviar mensagens ativas | 2 horas após a ativação, caso tenha passado pela verificação de segurança. | 2 horas após a ativação, caso tenha passado pela verificação de segurança. | 2 horas após a ativação, caso tenha passado pela verificação de segurança. |
Tempo de aprovação da mensagem ativa | 24 horas após ter submetido a mensagem. | imediatamente | imediatamente |
Limite de de conversas iniciadas por por dia | 250 | 1k a 100k (depende da qualidade da conta) | 1k a 100k (depende da qualidade da conta) |
Limite de número por WABA | 20 (possível aumento mediante solicitação) | 20 (possível aumento mediante solicitação) | 20 (possível aumento mediante solicitação) |
O WhatsApp está implementando processos de fiscalização contra spam e golpes nos níveis de modelo, conta comercial do WhatsApp e Gerenciador de negócios.
Mensagens ativas
Quaisquer modelos, mensagens ativas, detectados como spam ou scammy (exemplos: comunicações eletrônicas não solicitadas, correntes, esquemas de pirâmide ou comunicações ilegais ou inadmissíveis. Consulte os Termos de serviço comerciais) serão rejeitados, mesmo que tenham sido inicialmente aprovados.
As mensagens ativas com um alto nível de feedback negativo serão pausadas.
Isso significa que novas mensagens de modelo precisam ser planejadas e enviadas seguindo as melhores práticas de marketing e garantindo clareza na comunicação.
Aqui estão algumas dicas para evitar que mensagens de modelo sejam rejeitadas:
- Evite enviar mensagens abertas de boas-vindas ou introdutórias.
- Evite enviar mensagens que pareçam vagas e irrelevantes.
- Revise e cumpra os Termos de Serviço do WhatsApp Business, a Política de Mensagens Comerciais e a Política Comercial).
- Não compartilhe URLs de link que tenham muitos caracteres aleatórios e nenhuma menção à marca comercial, pois isso pode ser interpretado como phishing
- Mencione clara e explicitamente o nome da empresa para mostrar a relação entre a mensagem e a empresa
WABA
Scam: o WhatsApp imporá um bloqueio de 3 dias se possíveis golpes forem detectados, em que uma conta não pode criar modelos ou enviar mensagens, mas pode receber mensagens. Se o golpe detectado for verificado, o WABA será desativado. Caso contrário, a conta será desbloqueada.
Spam: Para níveis muito altos de spam, a conta será desativada automaticamente.
Gestor de Negócios
Os infratores reincidentes terão todos os WABAs existentes desativados e serão impedidos de criar novos WABAs.
Melhores Práticas
É fundamental lembrar que todos os itens acima levam em consideração o feedback do usuário no WhatsApp. Os usuários podem bloquear contas e marcar mensagens como spam, o que só pode ser evitado implementando sempre as seguintes práticas recomendadas:
- Envie mensagens apenas para usuários que optaram claramente por receber mensagens de sua empresa (opções subjetivas, como termos e condições internos, não são uma prática recomendada e gerarão altos níveis de insatisfação do usuário).
- Garanta que as mensagens sejam altamente personalizadas e úteis para os usuários.
- Esteja atento à frequência das mensagens; evite enviar muitas mensagens aos clientes por dia.
- Seja atencioso com as mensagens informativas, otimizando o conteúdo e a duração.
- Certifique-se de que as etapas de correção tenham sido executadas quando os modelos estiverem bloqueados.
Como recorrer de uma decisão
Se a conta de um cliente foi afetada por engano por alguma das ações de revisão de qualidade, ele poderá contestar.
Se o envio de sua mensagem de modelo for rejeitado, você poderá fazer uma apelação por meio da Qualidade da conta no Gerenciador de Negócios. Observe que as apelações devem incluir uma amostra. Se um modelo aprovado for desabilitado, você também poderá editá-lo e reenviá-lo para aprovação.
Para todas as imposições, exceto spam, as empresas também podem contestar por meio da Qualidade da conta no Gerenciador de negócios.
Caso o cliente não tenha acesso ao painel de qualidade da conta ou tenha sofrido qualquer outro tipo de imposição, ele deverá registrar um ticket de suporte com a Duotalk para que possamos ajudar.
Bônus: Formate o texto da mensagem
O WhatsApp permite formatação básica em modelos de mensagens. Aqui estão as regras de formatação:
Formatação | Descrição | Símbolo | Exemplo |
Itálico | Coloque sua mensagem em itálico com um sublinhado em ambos os lados do texto | _texto_ | Olá, este é um exemplo de texto em itálico |
Negrito | Coloque um asterisco em ambos os lados do texto | *texto* | Olá, este é um exemplo de texto em negrito |
Texto riscado | Para riscar sua mensagem, coloque um til em ambos os lados do texto | ~texto~ | Olá, este é um exemplo de |