WhatsApp Template Message

Com o WhatsApp API Oficial você pode realizar campanhas, disparo em massa, para sua base de contatos que foram convertidas nos seus canais de atendimento. Para isso, é preciso criar uma mensagem template que deve ser aprovada previamente pelo WhatsApp. Desta forma, você mantém contato com seus clientes, informando de ações importantes que sua empresa esteja realizando (promoções, eventos, atualizações etc).

A Meta implementou mudanças  no modelo e nos processos de aplicação, introduzindo medidas de integridade adicionais para garantir que todos os usuários tenham uma experiência agradável ao se conectar com as empresas.

Estas mudanças interferem nos processos de integração, criação de modelos e aplicação, seguindo o cronograma e os limites de contas por nível de verificação, aqui está um resumo:

Gerenciador de negócios não verificadoGerenciador de negócios com WABA sem OBAGerenciador de negócios com WABA com OBA
Hora de ativar o número de telefone (receber conversas iniciadas pelo usuário)Imediatamente após ativaçãoImediatamente após ativaçãoImediatamente após ativação
Tempo para poder enviar mensagens ativas2 horas após a ativação, caso tenha passado pela verificação de segurança.2 horas após a ativação, caso tenha passado pela verificação de segurança.2 horas após a ativação, caso tenha passado pela verificação de segurança.
Tempo de aprovação da mensagem ativa24 horas após ter submetido a mensagem.imediatamenteimediatamente
Limite de de conversas iniciadas por por dia2501k a 100k (depende da qualidade da conta)1k a 100k (depende da qualidade da conta)
Limite de número por WABA20 (possível aumento mediante solicitação)20 (possível aumento mediante solicitação)20 (possível aumento mediante solicitação)

O WhatsApp está implementando processos de fiscalização contra spam e golpes nos níveis de modelo, conta comercial do WhatsApp e Gerenciador de negócios.

Mensagens ativas

Quaisquer modelos, mensagens ativas, detectados como spam ou scammy (exemplos: comunicações eletrônicas não solicitadas, correntes, esquemas de pirâmide ou comunicações ilegais ou inadmissíveis. Consulte os Termos de serviço comerciais) serão rejeitados, mesmo que tenham sido inicialmente aprovados.

As mensagens ativas com um alto nível de feedback negativo serão pausadas.

Isso significa que novas mensagens de modelo precisam ser planejadas e enviadas seguindo as melhores práticas de marketing e garantindo clareza na comunicação.

Aqui estão algumas dicas para evitar que mensagens de modelo sejam rejeitadas:

  • Evite enviar mensagens abertas de boas-vindas ou introdutórias.
  • Evite enviar mensagens que pareçam vagas e irrelevantes.
  • Revise e cumpra os Termos de Serviço do WhatsApp Business, a Política de Mensagens Comerciais e a Política Comercial).
  • Não compartilhe URLs de link que tenham muitos caracteres aleatórios e nenhuma menção à marca comercial, pois isso pode ser interpretado como phishing
  • Mencione clara e explicitamente o nome da empresa para mostrar a relação entre a mensagem e a empresa

WABA

Scam: o WhatsApp imporá um bloqueio de 3 dias se possíveis golpes forem detectados, em que uma conta não pode criar modelos ou enviar mensagens, mas pode receber mensagens. Se o golpe detectado for verificado, o WABA será desativado. Caso contrário, a conta será desbloqueada.

Spam: Para níveis muito altos de spam, a conta será desativada automaticamente.

Gestor de Negócios

Os infratores reincidentes terão todos os WABAs existentes desativados e serão impedidos de criar novos WABAs.

Melhores Práticas

É fundamental lembrar que todos os itens acima levam em consideração o feedback do usuário no WhatsApp. Os usuários podem bloquear contas e marcar mensagens como spam, o que só pode ser evitado implementando sempre as seguintes práticas recomendadas:

  • Envie mensagens apenas para usuários que optaram claramente por receber mensagens de sua empresa (opções subjetivas, como termos e condições internos, não são uma prática recomendada e gerarão altos níveis de insatisfação do usuário).
  • Garanta que as mensagens sejam altamente personalizadas e úteis para os usuários.
  • Esteja atento à frequência das mensagens; evite enviar muitas mensagens aos clientes por dia.
  • Seja atencioso com as mensagens informativas, otimizando o conteúdo e a duração.
  • Certifique-se de que as etapas de correção tenham sido executadas quando os modelos estiverem bloqueados.

Como recorrer de uma decisão

Se a conta de um cliente foi afetada por engano por alguma das ações de revisão de qualidade, ele poderá contestar.

Se o envio de sua mensagem de modelo for rejeitado, você poderá fazer uma apelação por meio da Qualidade da conta no Gerenciador de Negócios. Observe que as apelações devem incluir uma amostra. Se um modelo aprovado for desabilitado, você também poderá editá-lo e reenviá-lo para aprovação.

Para todas as imposições, exceto spam, as empresas também podem contestar por meio da Qualidade da conta no Gerenciador de negócios.

Caso o cliente não tenha acesso ao painel de qualidade da conta ou tenha sofrido qualquer outro tipo de imposição, ele deverá registrar um ticket de suporte com a Duotalk para que possamos ajudar.

Bônus: Formate o texto da mensagem

O WhatsApp permite formatação básica em modelos de mensagens. Aqui estão as regras de formatação:

FormataçãoDescriçãoSímboloExemplo
ItálicoColoque sua mensagem em itálico com um sublinhado em ambos os lados do texto_texto_Olá, este é um exemplo de texto em itálico
NegritoColoque um asterisco em ambos os lados do texto *texto*Olá, este é um exemplo de texto em negrito
Texto riscadoPara riscar sua mensagem, coloque um til em ambos os lados do texto ~texto~Olá, este é um exemplo de texto riscado

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