
O Instagram é uma das das redes sociais mais populares no Brasil. Segundo dados de uma pesquisa feita pela SocialBakers, a ferramenta possui um potencial de engajamento de 400% a mais que o Facebook.
Mais do que um recurso para facilitar a interação entre os usuários, ele também pode e deve ser usado pelos negócios de forma estratégica, uma vez que 72% dos clientes acreditam que ver um produto no Instagram os torna mais propensos a comprá-lo.
Por isso, com mais de um bilhão de usuários pelo mundo, o Instagram pode ser uma vitrine virtual para auxiliar as empresas a aumentarem a visibilidade, terem um melhor relacionamento com os clientes e gerarem mais vendas.
O Direct Message do Instagram vem se tornando um excelente aliado nas estratégias de vendas e marketing digital. O recurso permite trocar mensagens de texto, fotos e vídeos de forma privada. Abaixo abordaremos um pouco mais sobre essa ferramenta que pode ajudar a sua empresa a se aproximar dos clientes, além de otimizar suas vendas.
Porque o Direct Message do Instagram vai te ajudar a vender mais?
O Instagram Direct Message é a ferramenta de mensagem direta do Instagram, similar ao Facebook Messenger e, de certa forma, ao WhatsApp. Essa ferramenta permite o envio e recebimento de mensagens instantâneas para diálogo entre pessoas, em que é possível compartilhar:
- Textos
- Links
- Fotos
- Vídeos
O ícone de Direct Message fica posicionado no canto superior direito da tela do app e é a forma de interação mais privada de contato entre duas pessoas, uma vez que essa função permite que apenas o emissor e o receptor da mensagem tenham acesso às informações trocadas ali.
Desse modo, é uma ótima ferramenta para empresas que desejam construir um relacionamento valioso com seus clientes, aproveitando para explorar soluções e respostas. O uso desse recurso para se comunicar com os seguidores proporciona outros benefícios, como:
- Maior visibilidade;
- Mais credibilidade à sua página;
- Amplia o seu engajamento;
- Proporciona mais relacionamento;
- Maior conexão com os clientes.
A verdade é que, no meio de tanta concorrência não basta apenas ter um perfil no Instagram. É muito importante gerar engajamento para que sua conta se torne popular e o seu alcance orgânico cresça.
Nesse contexto, as mensagens diretas do Instagram são uma excelente ferramenta para otimizar os seus resultados em vendas. Uma vez que, para vender mais é preciso tecer processos e construir um bom relacionamento com o público de maneira geral.
Por meio do Direct sua marca vai sair da dinâmica de empresa para cliente e entrar em uma interação mais casual, mais próxima do tipo de bate-papo que eles estão tendo com amigos e familiares, deixando-os mais confortáveis para entrarem em contato.

4 maneiras de utilizar essa ferramenta de forma estratégica
1. Crie relacionamentos
É de extrema importância que uma empresa crie bons relacionamentos por meio das redes sociais. Uma vez que, manter um bom relacionamento com clientes é decisivo para conquistar e fidelizar clientes.
Pelo Direct, é comum que os seguidores entrem em contato para saber sobre preços, produtos já adquiridos, pedidos em andamento, entre outros. Interagir positivamente com clientes que já compraram promove a satisfação, boas avaliações e indicações da sua empresa e produtos a outras pessoas.
Por isso, é de extrema importância seguir três principais aspectos durante um atendimento pelo Instagram:
- Compreenda a dor dos clientes;
- Seja verdadeiro;
- Reponda rápido.
2. Dê suporte
Na oferta de suporte muitas empresas optavam pelos serviços de atendimento pelo telefone. Porém, na atualidade, a preferência é pelas redes sociais. Afinal, é onde os usuários passam a maior parte do tempo.
Além disso, esses canais digitais possibilitam instantaneidade e agilidade para responder perguntas. Realizar um atendimento pelo Instagram utilizando o Direct Message é uma forma de prestar suporte para que ele consiga finalizar um pedido ou obter mais informações sobre um determinado produto.
Sendo assim, é muito importante abrir esse canal para responder as dúvidas e solucionar problemas, uma vez que, a boa qualidade na prestação de suporte promove a retenção e fidelização dos clientes.
3. Comunique ofertas e lançamentos
O Direct no Instagram pode se tornar um canal próximo e personalizado para que uma marca se comunique com a sua audiência de forma simples e prática. É possível utilizá-lo para informar sobre lançamentos e promoções, por exemplo.
O ideal é que o trabalho seja feito de forma segmentada, direcionando cada solução para aquele cliente que realmente pode se interessar pela novidade. Caso contrário, se torna uma ferramenta de spam, o que pode prejudicar a reputação da sua marca.
Utilize o Direct Message para criar uma comunicação com usuários que curtiram uma determinada publicação de um produto ou serviço específico e quem sabe, você conseguirá fechar uma nova venda.
4. Colete feedbacks
Muitas pessoas utilizam o Instagram Direct para divulgar produtos e responder dúvidas, mas esquecem que essa também pode ser uma ótima ferramenta para realizar testes e pesquisas.
Uma das estratégias mais eficientes para utilizar o Direct do Instagram é para receber feedbacks sobre os seus produtos e serviços, já que é um canal muito prático e simples para que os clientes possam se expressar.
O grande diferencial é que por essa ferramenta a conversa acontece de forma mais natural e direta, sem precisar que o consumidor envie um e-mail para uma central de atendimento. O Direct Message agiliza todo esse processo, facilitando a identificação de melhorias que podem ser feitas.
Como a Duotalk pode ajudar sua empresa a potencializar o atendimento pelo Direct do Instagram?
Atendimento mais eficaz
Realizar um bom atendimento ao cliente é sempre um dos aspectos mais importantes da experiência do cliente. O equilíbrio entre atendimento humano e Chatbots é a chave para um melhor suporte.
Pelas mensagens recebidas no Instagram, os bots podem ser incorporados no primeiro estágio da comunicação, interagindo de forma automática com os visitantes e obtendo as informações necessárias, para que depois algum atendente humano possa contatá-lo pelo mesmo canal ou por outro, como WhatsApp, tudo isso realizado dentro da nossa plataforma.
Outro ponto importante, é que com a Duotalk Chatbots sua empresa poderá ter vários atendentes em uma única conta do Instagram, o que tornará o atendimento mais eficiente. Contar com um suporte híbrido e integrado vai tornar possível fornecer serviços notáveis para seus leads ao mesmo tempo em que permite que sua equipe se concentre mais nos aspectos críticos e complexos do atendimento.
Maior organização
O Chatbot permite que você proporcione uma melhor experiência ao cliente, identificando o tipo e a urgência do problema e encaminhando o cliente para o departamento ou agente certo. Isso acontece porque, no início da conversa o bot realiza um pré-atendimento com algumas perguntas de qualificação, que ficarão salvas dentro da nossa plataforma para que sua equipe de atendimento possa ter acesso quando quiser.
As conversas entre seus clientes e o Chatbot podem gerar dados de consumo, comportamento e avaliações. Além disso, os bots podem enviar pesquisas de satisfação e pedidos de feedbacks. A partir desses dados as empresas podem tomar decisões mais informadas e relevantes e entender o que decepciona seus clientes, o que os faz voltar, além de melhorar o diálogo e aumentar as taxas de engajamento. Ou seja, com a Duotalk fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.
Mensagens rápidas
Os consumidores querem a melhor experiência do usuário e querem de forma rápida. Por isso, os Chatbots podem eliminar o risco de perder visitantes impacientes com comunicações perfeitas com o cliente.
Uma pesquisa da Arvato mostra que 43% dos consumidores esperam que o atendimento ao cliente esteja disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Os bots podem fornecer suporte rápido a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. Até mesmo quando a equipe de suporte não estiver disponível.
Esse recurso é essencial, pois diminui o tempo de resposta ao usuário, otimiza a ação de quem está respondendo e permite que sobre mais tempo para a equipe de vendas se preocupar com outros assuntos. Além de que, aumenta a satisfação e a lealdade com a marca.
Gere mais leads e vendas
Ao interagir com sua marca, o cliente demonstra que tem interesse pelo seu produto ou serviço. Ele já está em suas redes sociais e site, agora é a hora de chamar sua atenção.
Como já foi mencionado, as pessoas gostam de um atendimento rápido. Ao entrarem contato pelo Instagram, os leads serão atendidos de forma instantânea e precisarão responder algumas perguntas de qualificação, como:
- Telefone
- Necessidade
Desse modo, caso o lead não esteja pronto para comprar naquele momento, sua empresa terá diversas informações importantes sobre ele para que possa contatá-lo futuramente e quem sabe conseguir realizar uma venda.