Erro na gestão de empresas na pandemia

Desde 2020 enfrentamos um grande obstáculo: a pandemia do Covid-19. O mundo foi praticamente paralisado e as empresas precisaram se adaptar rapidamente, mas será que estão fazendo de maneira correta?

A pandemia fez a rotina das pessoas mudar completamente. Permanecer e se consolidar no mercado é uma tarefa árdua, com inúmeros desafios e com o coronavirus diversos gestores tiveram que se ajustar para se adaptarem a essa nova realidade repleta de dificuldades.

A solução veio no mundo virtual. Enquanto algumas empresas investiram na inovação e novidades, outras, que não fizeram a transição, acabaram fechando as portas.

Entretanto, com a pressa para de adaptar ao novo cenário, muitos negócios acabaram pecando em algumas ações. Se você quiser saber se a sua empresa pode ter errado em algo, continue lendo, pois abaixo abordaremos mais sobre quais problemas foram eles.

Quais mudanças a Covid-19 causou nas empresas?

Estudos apontam que, nos três primeiros meses após o primeiro caso da Covid-19, o comércio e o uso de ferramentas online no Brasil cresceram o equivalente aos 10 anos anteriores. Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa para evitar o contágio do vírus, empreendedores que ainda não estavam considerando a necessidade de investir em soluções online tiveram de se adequar rapidamente para não ficar para trás e conseguirem atender às demandas do período.

Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, a pandemia acelerou os processos de migração dos micro e pequenos empreendedores para os meios digitais, promovendo a automação de processos que pudessem fomentar crescimento do negócio. O levantamento apontou que 22% deles passaram a usar plataformas on-line nos últimos meses, enquanto 60% que já utilizavam, intensificaram as operações virtuais.

Se por um lado a pandemia trouxe perdas e dores, por outro, mostrou que em todos os aspectos é preciso seguir tendo um plano A, B, C. Mas como nem tudo são flores, no primeiro momento todos tiveram que criar infraestruturas sem muito planejamento, acessando ferramentas completamente novas, em um tempo muito mais curto que o habitual o que acarretou em alguns erros de estratégia durante a pandemia, sendo eles:

Falta de treinamento para os funcionários

Ter uma equipe capacitada para exercer as tarefas previstas é fundamental para que o negócio funcione plenamente.

Uma pesquisa da consultoria Maturi em parceria com a NOZ Pesquisa e Inteligência, buscou entender os novos hábitos e a percepção dos profissionais com mais de 50 anos sobre os efeitos da pandemia na realidade deles.

Para isso, entrevistou 1.883 pessoas entre 23 de junho e 19 de julho de 2020. Foi constatado que enquanto 80% dos entrevistados sentem-se preparados ou extremamente preparados para trabalhar exclusiva ou parcialmente em casa, 58% acredita estar pouco ou nada preparado para utilizar tecnologia e aplicativos de gestão.

Desse modo, a capacitação dos funcionários se tornou extremamente importante para que eles pudessem continuar exercendo suas funções no modelo home office.

Não se reinventar

Uma empresa que não se posiciona, não se reinventa e não cria novos planos estratégicos fica em desvantagem competitiva. É preciso ter coragem de ressignificar o negócio e buscar alternativas que façam sentido dentro do novo contexto, para acompanhar as tendências do mercado.

Ser flexível, ágil e adaptável provou ser um diferencial para as empresas que abandonaram as velhas formas de fazer as coisas para abraçar a realidade e tentar novas abordagens. Não basta apenas perceber a necessidade de mudança, é preciso se preparar para ela.

Todavia, a reinvenção requer cuidados, pois o risco de piorar o cenário é grande, caso não haja um mínimo de organização e planejamento estratégico.

Negligenciar o marketing digital

Outro erro comum cometido pelas empresas na pandemia, é não dar atenção para a área de marketing, uma vez que o isolamento social fez com que os consumidores passassem mais tempo navegando na internet. De acordo com o site e-commerce Brasil, o e-commerce cresceu 81% durante a pandemia em abril, em relação ao ano anterior.

O marketing digital passou a ser um pré-requisito básico para atravessar a crise e se manter relevante para o público e mercado. As lojas que se adaptaram rapidamente e passaram a vender on-line conseguiram se estabilizar nesse momento.

Em contrapartida, as empresas que não se atualizaram perante essa nova realidade, buscando estratégias criativas para atrair a atenção das pessoas no meio digital, não atenderão às novas expectativas dos consumidores.

O Marketing Digital se tornou no geral, principalmente neste período de crise, a melhor estratégia para manter o relacionamento com clientes, leads e parceiros. Desse modo, torna-se de extrema importância que sua empresa esteja atualizada e possua um planejamento quanto a esse meio de comercialização.

Não focar nas necessidades do consumidor

A COVID-19 mudou drasticamente o comportamento do consumidor, trazendo novas prioridades de compra. Como o mercado mudou, as necessidades dos consumidores também sofreram alterações, o que quebrou muitas empresas foi a falta de atenção no cliente.

Mesmo antes da pandemia, os consumidores já buscavam em suas experiências um valor diferencial, capaz de despertar novas relações com um produto ou serviço. Essa transformação ganhou força nos últimos meses e reforçou a importância da ideologia de status de uma marca ou empresa postada nas redes sociais.

A solidariedade e humanidade se tornaram valores fortes, gerando confiança e segurança de consumo. Os ideais de consciência e responsabilidade também se transformaram em fortes argumentos.

Muitos consumidores estão planejando mais suas compras, pesquisando as melhores ofertas, escolhendo os canais físicos e digitais, reduzindo a frequência e tempo em lojas físicas, buscando resolver suas neessidades com praticidade e segurança.

A presença online se tornou um canal de contato direto com os clientes. Além de se fazer presente para vendas, demonstrar os valores empresariais gera respostas. A ideia é mostrar que, mesmo com as relações de consumo prejudicadas pela crise, há uma preocupação com o bem-estar do seu público, e assim gerar uma relação de confiabilidade e empatia.

Não automatizar processos

Uma das melhores formas de tornar os procedimentos de uma empresa mais eficientes e com custos reduzidos é automatizando processos .Na prática, automatizar os processos significa que a empresa deixa de executar atividades de forma manual e faz com que a tecnologia assuma um papel importante no dia a dia do negócio, trazendo ganhos de produtividade e reduzindo o tempo de execução das atividades.

Isso faz com que o negócio funcione de forma estratégica, proporcionando benefícios tanto para os proprietários quanto para os colaboradores. Por isso, é indispensável considerar que o fluxo de trabalho deve ser organizado.

Um dos grandes benefícios de automatizar processos é a agilidade. Os processos ficam muito mais rápidos quando são automatizados e as pessoas ficam com mais tempo liberado para tocar ações mais estratégicas, pois deixam de realizar tarefas meramente operacionais que consomem recursos das empresas

Outra vantagem é a redução de falhas. Processos automatizados reduzem consideravelmente as chances de falha humana, pois estamos lidando com funções padronizadas e realizadas por meio da tecnologia.

Dessa maneira, automatizar os processos do dia a dia pode não só garantir benefícios a curto e a longo prazo, como também vai aumentar o nível de lucratividade da empresa. A Duotalk Chatbots pode te ajudar a aumentar suas vendas e melhorar o seu atendimento com a automatização de mensagens por meio do uso de chatbot.

Se quiser mais informações sobre isso, basta entrar em contato com o nosso time comercial pelo nosso chat, nesta página 🙂

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