Etapas importantes para iniciar um negócio online

Está pensando em começar ou estruturar um negócio online? Este artigo irá guiá-lo através de processo e ideias de negócios para experimentar, mesmo com pouco investimento.

Ter um negócio digital e trabalhar com produtos digitais é um trabalho como qualquer outro, exige tempo, esforço e dedicação. Caso já tenha um negócio local e queira criar um braço digital, é importante entender que os processos e o fluxo de trabalho podem ser completamente diferentes.

Várias pessoas utilizam o tempo livre para dedicar a um novo negócio, ou seja, continuam nas suas atividades normais e conciliam com o novo negócio. Outras já conseguem sair do seu emprego e viver apenas do seu negócio digital, trabalhando de sua casa ou de onde você quiser. De qualquer forma, é importante que você escolha um nicho de mercado para atrair pessoas de interesses e desejos em comum.

 

Os primeiros passos de um negócio online

Um dos primeiros passos para criar um negócio online de sucesso é fazer uma pesquisa minuciosa sobre o mercado que deseja atuar, a fim de entender o nicho que se adequa ao seu perfil de empreendedor e, claro, que tenha uma boa margem de lucro.

Como um negócio físico, no digital não há uma fórmula de negócio online que seja garantia de sucesso.

Cerca de 90% falharão nos primeiros 120 dias. E isso é bom. Por quê?

Porque depois de ler este guia você saberá exatamente o que é preciso para se juntar aos 10% de proprietários de negócios online de sucesso.

 

Encontre o produto certo

Antes de começar a vender qualquer coisa, você deve decidir sobre os produtos e a variedade. Esta é sem dúvida uma das decisões mais importantes para tomar antes de iniciar um negócio online.

Você também deve ser bastante específico. Por quê? Uma loja de roupas online pode vender itens específicos como sapatos, roupas íntimas, roupas de ciclismo ou roupas de maternidade, por exemplo. Mas também pode ter várias categorias de produtos e oferecer uma grande variedade de produtos. O que você deseja vender afetará todas as etapas subsequentes.

Precisa de ideias para produtos? É importante entender o perfil de consumo que está sendo realizado agora. Pense que mais pessoas estão trabalhando de casa, em home office, e isso fez com que as compras online aumentassem, o balanço das vendas on-line em 2020 registrou um crescimento de 68%. Veja algumas dicas de produtos:

  • Casas inteligentes: como muitas pessoas estão em suas residências, os produtos que ajudam no dia-a-dia como Alexa, Google Home e tudo que esteja relacionado, como tomadas e interruptores.
  • Produtos para animais de estimação: teve um aumento de 50% na adoção de cães e gatos na pandemia e estes novos pais e mães de pet também querem comprar produtos para os animais.
  • Tapetes e acessórios para yoga e pilates: muita gente está aproveitando o tempo em casa para se exercitar, e a prática de yoga aumentou bastante com várias aulas online. 
  • Objetos de decoração: o ambiente de quem está participando de uma reunião online está sendo observado o tempo inteiro. Dar um toque especial na decoração daquela parede branca é essencial.

Quer vender serviços profissionais em vez de produtos?

Defina a principal proposta de valor para os clientes. Basicamente, chegar a um objetivo que o seu negócio on-line ajuda com, por exemplo, consultoria de alguma habilidade que você tenha, cursos online etc. É importante ter conhecimento de alguma área que deseja atuar, se torne um especialista e comece a formar uma comunidade disseminando conteúdo em suas redes sociais.

 

Faça uma análise competitiva

A análise competitiva é uma estratégia em que você define seus concorrentes mais bem-sucedidos, seus produtos e estratégias de marketing. Os resultados ajudarão a encontrar lacunas de mercado e métodos de marketing eficazes para o seu negócio online.

Para fazer uma análise competitiva:

  • Encontre seus concorrentes e produtos que eles oferecem;
  • Pesquise suas estratégias de marketing e táticas de venda;
  • Determinar seus canais de vendas; 
  • Realize uma análise SWOT para cada concorrente principal

Por fim, você descobrirá as melhores práticas para vender seus produtos. Neste ponto, é hora de testá-los e criar um site para seu novo negócio online.

 

Construa sua presença online (site e redes sociais)

Começar um negócio online requer um site de boa aparência. Um que vende, na verdade. São poucos os negócios que sobrevivem atualmente sem um site. Dependendo do que você está oferecendo, você pode ter apenas uma página, uma landing page, que conteha as principais informações sobre seu produto ou serviço; mas a maioria precisa de algo mais elaborado. Se você está vendendo produtos online, provavelmente precisará de uma loja virtual.

Existem vários serviços de hospedagem que podem ajudar você a montar seu site, com modelos editáveis para vários tipos de empresa, bastando apenas arrastar e soltar os elementos para dar o visual que você quiser. O Squarespace e o Wix são dois dos mais populares, com opções pagas e gratuitas; existem ainda a Tray, NuvemShop e LojaIntegrada que são uma plataformas específicas para e-commerces.

O custo de ter um site e começar um negócio online é muito baixo:

  • Registre um domínio: faça seu cadastro no registro.br e crie um domínio personalizado, o custo é de R$ 40,00 por ano.
  • Escolha um serviço de construção de site que já tenha uma hospedagem inclusa, como a Wix ou alguma plataforma de ecommerce.
  • Escolha um tema atraente para seu site, é possível encontrar vários temas profissionais e gratuitos.

 

Tenha estratégias com ferramentas

Depois de escolher a plataforma do seu site, é hora de dar ao seu negócio algumas melhorias, como serviços que irão te auxiliar a divulgar e gerenciar todo o processo. Tudo isso te ajudará a vender mais, ter um bom atendimento, gerar leads valiosos e até mesmo diminuir os gastos com campanhas.

Qualquer empresa na internet hoje em dia é indispensável a utilização de um chatbot, e nós temos propriedade para dizer isso. Na Duotalk temos clientes de diversos negócios e em todos eles, a utilização do chatbot auxilia no atendimento, geração de leads qualificados e no aumento do ROI nas campanhas online.

Confira outras ferramentas que podem potencializar seu negócio:

  • Ferramentas de avaliação do cliente para adicionar depoimentos e avaliações aos seus produtos.
  • Serviços para otimizar e melhorar o SEO.
  • Chat ao vivo para atendimento rápido ao cliente, conte com a Duotalk!
  • Ferramenta de automação de marketing para elaborar réguas de contato e aumentar o engajamento dos seus clientes.

 

Registra sua empresa

Todo negócio online também tem as mesmas regras de um negócio físico, é fundamental registrar sua empresa, seguindo as normas estabelecidas em lei. Em alguns casos, isso pode ser feito de forma simplificada, como através do MEI — Microempreendedor Individual. Em outras situações, os requisitos podem ser maiores e você vai precisar de uma formalização mais elaborada, por isso sempre conte com um contador. Hoje já é possível realizar toda a parte burocrática online, através de serviços como Contabilizei, Agilize, entre outras.

 

Divulgue seu negócio

Você já pesquisou estratégias de marketing na fase de análise competitiva. Mas trabalhar o marketing nunca é suficiente, sempre tem algo a ser feito. As melhores estratégias para tentar ao iniciar um negócio na Internet incluem:

  • Marketing de email: envie e-mails de marketing para seus clientes existentes para mantê-los atualizados sobre vendas, descontos, ofertas especiais, programas de fidelidade, etc.
  • Campanhas de publicidade no Facebook: as opções de segmentação avançada permitem que você exiba anúncios para seus clientes-alvo. 
  • Marketing de conteúdo: comece escrevendo artigos de blog que tenham valor para seus clientes – será uma maneira orgânica de construir uma reputação.
  • Mídia social: compartilhe imagens de produtos, artigos de blog, avaliações de clientes e anúncios no Instagram, Facebook, etc.
  • Teste ou consulta grátis: um método para atrair leads para freelancers e empresas baseadas em serviços.

Lembre-se de que não existe uma estratégia mágica para fazer um negócio online. Cada opção pode ajudar seu negócio a crescer se seu marketing atrair as pessoas certas. Portanto, o conhecimento das necessidades do cliente é essencial.

 

Acompanhe a evolução do seu negócio online

Como começar um negócio online e fazê-lo durar? Monitore a saúde da sua empresa com métricas e faça os ajustes necessários. Independentemente do setor, os proprietários de negócios devem ter estas métricas para medir o sucesso:

  • Taxa de conversão: esta é a porcentagem de visitantes em seu site que acabam realizando a ação desejada, por exemplo, comprando, assinando um boletim informativo, etc. A taxa de conversão média entre os setores está entre 2% e 5%
  • Pontuação de satisfação do cliente: use pesquisas e avaliações para verificar quantos clientes estão satisfeitos (ou não) depois de comprar de sua empresa
  • Desempenho do canal de aquisição de clientes: acompanhe de onde vêm seus leads e clientes (mídia social, Google, e-mail, anúncios etc.) e concentre-se nos melhores
  • Pontuação de satisfação do funcionário: a satisfação do funcionário se traduz na satisfação do cliente, portanto, pesquise sua equipe para descobrir como melhorar o local de trabalho. 

 

No que você precisa focar

Começar um negócio online é uma experiência estimulante e desafiadora. Nos próximos meses, você aprenderá como tornar um negócio online lucrativo com diferentes estratégias e técnicas de marketing. 

  • Encontre um produto para vender em sua loja online.
  • Analise sua concorrência para saber como vencê-la.
  • Crie um site de comércio eletrônico para sua empresa.
  • Adicione ferramentas, como o chatbot da Duotalk, para automatizar o atendimento e gerar mais leads.
  • Invista no marketing do seu negócio
  • Monitore o desempenho de sua empresa. 

É basicamente isso! 

E lembre-se: você pode iniciar um negócio online gratuitamente. Com tantas plataformas e aplicativos de sites gratuitos disponíveis, não há necessidade de pagar muito dinheiro. Boa sorte!

 

Bônus: 6 ideias de negócios online para você começar ainda hoje.

Ainda está se perguntando como começar um negócio online sem dinheiro (ou sem muito) e o que vender? Aqui está uma lista de ideias de negócios com um investimento mínimo e retornos decentes.

 

Loja Dropshipping 

Uma forma popular de iniciar um negócio de comércio eletrônico do zero que elimina os custos de armazenamento de estoque. O setor está em alta: o mercado global de dropshipping deve crescer 28,8% ao ano. 

 

Desenvolvimento Web

Como iniciar um negócio online em casa? Criar e projetar sites é uma forma popular. As habilidades de desenvolvimento da Web estão em alta demanda, especialmente agora com o aumento do comércio eletrônico devido à pandemia.

O Bureau of Labor Statistics afirma que o emprego de desenvolvedores da web crescerá 8% até 2029, sugerindo uma maior demanda por seus serviços. 

 

Vendedor de nicho de comércio eletrônico

Uma loja online que vende roupas, acessórios para cães, planners, comida vegana – há público para quase tudo. No entanto, você precisará descobrir uma maneira de alcançá-lo com marketing relevante.

 

Agente de Suporte Remoto ao Cliente

Responda e-mails ou telefonemas para ajudar remotamente os clientes do seu cliente. Uma opção de negócios flexível que ajuda a trabalhar em casa e evitar o deslocamento diário. 

 

Consultoria de mídia social

As estatísticas do Facebook dizem que mais de 80 milhões de pequenas empresas estão usando a plataforma – muitas delas precisam de consultoria para atingir públicos específicos. Portanto, abrir uma empresa online que forneça serviços de consultoria em mídia social é uma boa ideia. 

 

Coaching de Carreira

Tem alguma experiência em RH? Comece um negócio de coaching de carreira online e ajude as pessoas a construir suas carreiras, se preparar para entrevistas e conseguir empregos melhores.

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