O potencial dos chatbots podem aumentar a receita e impulsionar o crescimento dos negócios, pois reduz os custos operacionais, automatiza e agiliza processos. De acordo com uma pesquisa da Forbes, marketing, atendimento ao cliente e vendas foram identificados como as três funções nas quais as empresas podem obter todo o potencial de soluções baseadas em chatbots.

Esses bots provaram ser uma ótima maneira de interagir com os clientes e leads. Eles podem ser implementados em várias funções de negócios e setores. Os chatbots estão rapidamente se tornando populares para as empresas devido à crescente utilização dos aplicativos de mensagens sociais.

Como os chatbots podem impulsionar o crescimento dos negócios?

As empresas precisam utilizar de maneira inovadora os chatbot para seus processos de negócios, porém, não existe uma estratégia de chatbot que sirva para todas.

Os setores tradicionais, como bancos, por exemplo, sam chatbots para ajudar os clientes a configurar rapidamente suas contas bancárias e também coletar feedbacks. Os setores modernos, como jogos, usam chatbots para notificar os jogadores sobre novas atualizações, compartilhar descontos e ofertas promocionais ou alguma venda adicional de recursos.

Os chatbots automatizam tarefas repetitivas nas funções de negócios e melhora a produtividade dos funcionários, permitindo uma escalabilidade rápida sem exigir uma força de trabalho maior, um benefício crítico para empresas com falta de dinheiro ou de alto crescimento.

Com as integrações corretas, as empresas podem automatizar e acionar ações e fluxos de conversa para processos comuns, como agendar compromissos, informar sobre um produto, coletar feedback, reduzindo o tempo de espera dos clientes e o esforço dos funcionários. Os chatbots são uma solução de vendas e suporte ao cliente, estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Como os chatbots melhoram a experiência do cliente?

As expectativas dos clientes sobre o que é considerado uma “boa” experiência de interação com uma empresa têm aumentado constantemente na última década. Com os avanços da tecnologia, os clientes esperam suporte contextual e personalizado em tempo real e é improvável que se contentem com menos. Os chatbots têm uma variedade de uso que as empresas estão aproveitando para tornar o atendimento mais fácil para os clientes.

Ao contrário dos canais tradicionais como telefone ou e-mail, os chatbots podem iniciar conversas, oferecer soluções em tempo real e orientar os clientes a encontrar soluções sem ter que esperar na fila pelo próximo atendente disponível.

Outros canais de suporte em tempo real, como chamadas ou chat ao vivo, exigem a disponibilidade de um agente. Já os chatbots, que podem gerenciar qualquer número de conversas ao mesmo tempo.

Os chatbots podem ser implementados para automatizar e, portanto, reduzir o tempo de inatividade e o esforço em tarefas transacionais, como a atualização das informações do cliente, que anteriormente requeriam um processo de várias etapas com um agente humano.

Chatbots para marketing

A maioria dos visitantes do site muitas vezes não consegue encontrar as informações que procuram. Pode ser o produto certo, informações de contato ou solicitação de demonstração. Esta é uma experiência frustrante para o cliente sob demanda. Nesses casos, há uma boa chance de que abandonem o carrinho ou saiam do seu site sem fazer nada.

Os chatbots ajudam você a mudar o foco da captura passiva de leads para o envolvimento proativo dos visitantes nas conversas. Em vez de forçar clientes em potencial e visitantes do site a passar por um processo tedioso, os chatbots se envolvem em conversas humanas em tempo real para nutrir leads.

Veja como você pode usar chatbots para marketing

Adicione um chatbot à sua página de preços para alcançar os visitantes de forma proativa e incentivá-los a fazer uma compra. Por exemplo, o abandono do carrinho é uma das quedas mais comuns em sites de varejo e de comércio eletrônico. Os chatbots podem ser acionados para envolver os clientes e induzi-los a fazer uma compra, oferecendo produtos semelhantes ou códigos de desconto.

Os chatbots podem proporcionar seus visitantes por uma jornada de compra ideal, apontando-os na direção certa para entender mais sobre seu produto ou serviço. Capture informações de contato de seus visitantes e encaminhe-os ao representante de vendas certo para um acompanhamento rápido.

Chatbots para vendas

Hoje, os clientes vivem em um mundo sob demanda e não esperam nada além de respostas em tempo real. As empresas que não conseguem entender isso podem dizer adeus aos seus negócios. Os chatbots ajudam a acelerar o processo de vendas e permitem que você feche negócios como nunca antes. Além disso, eles funcionam em todo o funil de vendas. Os visitantes do site podem ser segmentados em usuários novos, leads de alta qualidade, clientes e muito mais. Suas mensagens podem ser retransmitidas para esses grupos segmentados com base em como eles interagem com seu site.

  • Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode usar chatbots para vendas:
  • Capture leads adicionando um chatbot em seu site para interagir com os visitantes em tempo real.
  • Qualifique os leads perguntando a eles informações como o nome da empresa, endereço de e-mail comercial etc.
  • Alcance proativamente os leads que estão testando seu produto e ofereça ajuda se precisarem.
  • Melhore as taxas de conversão desencadeando conversas com visitantes do site com base na atividade ou comportamento do usuário.

Chatbots para atendimento ao cliente

Muita coisa mudou desde que as empresas começaram a adotar tecnologia inovadora e chatbots para aprimorar a experiência do cliente. A automação ajudou as empresas a atender às expectativas dos clientes, reduzir custos e melhorar a eficiência de sua equipe de suporte. Com chatbots, agora você pode fornecer um ótimo atendimento ao cliente em grande escala. Os chatbots também podem ajudá-lo a ser proativo com seu suporte. Você pode habilitar bots para coletar feedback, por exemplo.

Veja como você pode usar chatbots para atendimento ao cliente:

  • Chatbots pode trabalhar incansavelmente fornecendo suporte ao cliente contínuo e ininterrupto.
  • Eles podem lidar com consultas infinitas e tarefas repetitivas por meio da automação.
  • Ao configurar um chatbot em qualquer uma das páginas de alta intenção do seu site, os chatbots podem oferecer ajuda instantânea aos visitantes.
  • Ao responder às perguntas rapidamente, os chatbots reduzem o tempo de espera do cliente e aumentam o tempo de primeira resposta.
  • Eles podem coletar feedback de clientes, fornecer informações e concluir tarefas transacionais.

Os chatbots têm uma infinidade de utilizações, mas como saber quais construir e quais são os adequados para o seu negócio? Para ter uma resposta, acesse nossa página de templates de fluxo, você pode construir chatbots para qualquer caso de uso de negócios, setor ou objetivo. 

Quais os benefícios da Duotalk? Você não precisa de um conhecimento técnico, uma equipe de dados ou experiência anterior em programação para criar um chatbot em nossa plataforma. Isso acelera o processo de implementação do chatbot e fornece um tempo de retorno mais rápido.

Se você gostaria de saber mais sobre a Duotalk e como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios, deixe um comentário ou simplesmente interage com o nosso Chatbot disponível nesta página.

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